Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

A aba "High Availability" possibilita que o administrador configure um servidor de gerenciamento do GSM primário ativo e um secundário passivo (standby) para ser utilizado em caso de falha. Este recurso garante que o sistema seja mais resiliente reduzindo consideravelmente a sua indisponibilidade e garantindo sua operação normal independente de componentes do servidor primário não estarem operacionais.

O servidor secundário atua em redundância do principal, sendo ativado e assumindo as funções operacionais caso ocorra algum tipo de falha no servidor primário, durante este evento, o servidor principal ficará em standby até a situação ter sido normalizada. Quando a conexão voltar ao normal, o servidor principal voltará à ativa e o secundário ficará novamente em standby para novas falhas eventuais que possam vir a ocorrer.

O sincronismo do H.A. é resiliente, ele atua sincronizando todos os dados em um ambiente temporário, efetua uma validação da integridade dos dados e depois de fato os replica no servidor propriamente dito. Além disso, todos os deploys que não foram concluídos graças a um evento de falha do servidor, serão reiniciados e os pacotes reaplicados garantindo que nenhum dado ou processo seja corrompido por causa de algum evento com os clusters.

Por padrão, o servidor é instalado no modo Standalone, ou seja, o recurso de High Availability vem desabilitado. Caso deseje habilitá-lo altere a caixa de seleção Operation Mode em Cluster Settings de acordo com qual appliance estiver configurando, caso pretenda configurar o appliance principal, selecione a opção "Primary", caso contrário opte por "Secondary" de modo a configurar o appliance que ficará em standby.


ATENÇÃO: Para configurar o H.A. os seguintes requisitos devem ser observados:

É obrigatório que os dois servidores tenham as mesmas capacidades computacionais (Memória, Processador, Armazenamento e etc), os mesmos modelos e mesmas versões, independente de ser um appliance físico ou virtual.

A funcionalidade de H.A. nas configurações da Manager só poderá ser habilitada quando não houver um Logger local integrado. É obrigatório o uso de logger standalone.

O servidor primário precisa estar devidamente licenciado e a licença precisa estar com os dois appliances que serão utilizados vinculados.


Para configurar este recurso, clique na aba "High Availability":



Aba High Availability


Surgirá a tela à seguir, conforme demonstrado pela imagem abaixo:


System - High Availability


Esta tela é composta pelos painéis:


Além disso, também exemplificaremos como configurar appliances com o H.A. hablitado.


A seguir analisaremos o painel Cluster Settings.

  • No labels
Write a comment…