O principal benefício da função de provisionamento em lote é a agilidade com a qual o administrador consegue implementar e configurar serviços e políticas, utilizando configurações pré-definidas em device templates e pacotes de política, além de facilitar também o processo de aprovação e checagem de erros neste processo (no caso de eventuais incongruências no código por exemplo). Além de todos estes benefícios, o processo de provisionamento em lote é relativamente simples e transparente, podendo facilmente ser acompanhado pelo painel na aba Provisioning através da barra de progresso e dos ícones de status.
O provisionamento em lote funciona utilizando um arquivo CSV como modelo, este contém basicamente todos os campos da janela de Zero Touch Provisioning e atua da mesma forma: Reunindo todas as informações necessárias para a implementação de um novo device.
Após completar o CSV, o usuário simplesmente precisa determinar qual template e pacote de políticas será aplicado nesta lista de devices, após adicionar os devices a serem provisionados, basta aguardar o recebimento do email de provisionamento em lote e clicar no link de confirmação.
Caso seja detectada qualquer incongruência, a implementação do lote não é executada, o e-mail de confirmação só será recebido caso todo o lote esteja em conformidade no portal de licenciamento da Blockbit e caso o arquivo CSV esteja corretamente configurado.
Para efetuar o provisionamento em lote, clique no menu de ações [
] e selecione a opção “Add Batch Provisioning”;Provisioning - Add Batch Provisioning
A janela abaixo será exibida:
Add Batch Provisioning
Antes de completar o formulário, clique em [
] para baixar o modelo em CSV.O arquivo CSV é disponibilizado conforme o idioma da interface. Por exemplo, caso ao efetuar login, tenha selecionado o idioma "Português", todos os campos do CSV estarão neste idioma (pt-BR).
Os dados deste modelo representam os campos do formulário em Zero Touch Provisioning por tanto, complete o CSV conforme as necessidades e salve-o, não há obrigatoriedade do arquivo estar com o mesmo nome de quando realizado o download, sendo apenas necessário configurá-lo corretamente e utilizar a extenção do arquivo (CSV).
criação de device único). Por exemplo, os únicos idiomas suportados são "pt_BR" ou "en-US", caso um outro valor seja adicionado neste campo, o arquivo será considerado inválido.
Ao editar o CSV o campo language, ntp server e timezone devem utilizar a informação correta dentre as disponibilizadas pelo GSM (videPara mais informações a respeito da sintaxe de Fuso-horário no CSV acesse esta página.
Caso esteja usando o Microsoft Excel para editar o arquivo CSV, é possível utilizar a função "Obter dados de Text/CSV" para facilitar a interpretação dos dados. Este recurso utiliza os delimitadores como colunas, facilitando a visualização do arquivo.
Ao terminar de completar o CSV, clique em [
] para fazer upload do lote de devices.Atente que se o CSV for muito extenso é natural que o sistema leve um tempo pra efetuar o upload e ler o arquivo.
Após efetuar o upload, faça as seleções no formulário conforme a necessidade:
- Device Template: Selecione o Template de Device que será aplicado em todos os appliances do lote, caso precise de mais informações a respeito de como criar um consulte esta página;
- Policy Package: Selecione o Pacote de Política que será aplicado em todos os appliances do lote, caso precise de mais informações a respeito de como criar um consulte esta página.
Custom Branding é parte do Device Template, é possível já personalizar os UTMs durante esse processo.
Como oNão é necessário selecionar um Template de Device e um Policy Package, é mandatório selecionar ao menos um deles. Caso o usuário prefira selecionar apenas um dos dois, o provisionamento procederá normalmente.
Depois de ter completado o formulário a janela deve estar semelhante ao exemplo abaixo:
Add Batch Provisioning - Exemplo
Clique em [
] para efetuar o provisionamento em lote ou em [ ] para fechar a janela.Só é possível fazer provisionamento quando os clientes vinculados ao UUID são os mesmos, caso haja divergências será apresentado o erro, informando que tais UUIDs, não pertencem ao mesmo cliente.
Caso um dispositivo no arquivo CSV esteja com algum dado incorreto, é exibida uma janela informando o erro e a linha onde deve ser efetuada a correção.
Error Import Batch
De forma a assegurar a integralidade do lote, caso qualquer erro seja detectado, o lote inteiro será descartado.
Efetue as correções indicadas e tente novamente. Para fechar essa janela clique no botão [
] ou em [ ].Além da validação do próprio CSV, o provisionamento em lote também pode ser cancelado por erros no UUID, para mais informações, consulte esta página.
Caso todos os devices estejam corretamente configurados, ao clicar em [
] as configurações serão salvas e um e-mail de confirmação será enviado para o endereço que estiver cadastrado no Portal de Licenças da Blockbit. Será necessário clicar no link que aparecerá no corpo do e-mail para de fato iniciar o provisionamento propriamente dito.O e-mail de confirmação enviado ao autorizar o provisionamento, está demonstrado abaixo:
Batch Provisioning - E-mail de confirmação
Desta etapa em diante, o processo será idêntico ao provisionamento de um único device sendo possível acompanhar o progresso na aba de Provisioning do GSM, além disso, também é possível ver o andamento pela própria interface do UTM. Para mais informações, consulte esta página.
Após o provisionamento ter sido concluído com sucesso, os devices serão exibidos na aba Inventory, como demonstrado abaixo:
Devices - Inventory - Provisioned Devices
Para mais informações a respeito das colunas da aba Provisioning clique neste link, quanto à Zero Touch Provisioning, consulte esta página.