Tendo em vista a importância de manter a rede sempre disponível e a eficiência operacional, alguns appliances da Blockbit possuem módulo 3G/4G/LTE embutido, fornecendo conectividade com a infraestrutura de rede móvel e permitindo que appliances compatíveis tenham acesso. Essa solução é particularmente útil em operações estabelecidas em regiões com performance de rede instável, a feature visa ser utilizada como uma alternativa de bom custo benefício ou também servindo como rede de contingência para garantir a disponibilidade caso ocorra algum imprevisto ou gargalo na rede.
Este recurso está disponível para uso em acessos à internet, políticas de roteamento estático, dinâmico, VPN e principalmente no SD-WAN. Caso o appliance possua um módulo instalado, a interface gráfica irá detectá-lo automaticamente possibilitando sua configuração.
Caso o Appliance possua suporte 3G/4G/LTE a interface será automaticamente detectada.
Clique em editar [
] na interface WWAN0.Interfaces - Network edit Interfaces
A seguinte tela será exibida:
Interface 3G/4G/LTE - Edit Interfaces
Configure-a de acordo com as especificações dos respectivos campos, conforme demonstrado a seguir:
General
Interface 3G/4G/LTE - General
- Network Zone: Este campo refere-se à definição do tipo de agrupamento de interfaces. Por padrão temos as zonas “WAN”, “LAN” e “DMZ”. Este é um requisito obrigatório. Ex.: Digite “WAN” e selecione-a na lista;
- Name: Refere-se à identificação da interface de rede que foi selecionada para a edição. Ex.: “wwan0”;
- Description: Defina uma descrição para identificação da interface configurada. Este é um requisito obrigatório. Ex.: “3G/4G/LTE Connection”.
IPv4
Interface 3G/4G/LTE – IPv4
Para habilitar o padrão do endereçamento IPv4, marque a caixa de checagem [ ] no topo do painel e configure o formulário com os dados correspondentes de cada campo.
- Dynamic IP[ ]: Esta caixa de checagem serve para determinar se o IP será automaticamente configurado pelo DHCP. Ao marcar esta caixa de checagem, os campos abaixo serão desabilitados;
- IP Address: Define o endereço IPv4 da interface virtual. Este é um requisito obrigatório;
- Mask: Esta caixa de seleção determina a máscara correspondente ao endereçamento IPv4. Este é um requisito obrigatório;
- Gateway: Define o endereço de gateway correspondente a rede. Este é um requisito NÃO obrigatório.
IPv6
Interface 3G/4G/LTE – IPv6
Para habilitar o padrão do endereçamento IPv6, marque a caixa de checagem [ ] no topo do painel e configure o formulário com os dados correspondentes de cada campo.
- Dynamic IP[
- IP Address: Define o endereço IPv6 da interface virtual. Este é um requisito obrigatório;
- Prefix: Selecione o prefixo correspondente ao endereçamento IPv6. Este é um requisito obrigatório;
- Gateway: Define o endereço de gateway correspondente a rede. Este é um requisito NÃO obrigatório.
Advanced
Existe um limite no tamanho dos dados transmitidos em uma rede que limita a quantidade de bytes que podem ser transmitidos em um único pacote. Esse limite, que é uma característica da camada de enlace, é conhecido como MTU ("Maximum Transmission Unit" ou "Unidade de Transmissão Máxima") e existe em diversos tipos de redes.
Abaixo uma tabela de referência do valor MTU padrão para alguns tipos de rede.
Tabela de MTU x Protocolo.
Rede | MTU (em bytes) |
---|---|
WLAN 802.11 | 7981 |
Quadros Jumbo Ethernet | 1501 - 9198 |
Token Ring 802.5 | 4464 |
FDDI | 4352 |
Ethernet | 1500 |
IEEE 802.3 / 802.2 | 1492 |
PPPoE | 1492 |
Segue mais informações sobre o painel Advanced:
Interface 3G/4G/LTE – MTU
- MTU[ Para habilitar esta opção, marque a caixa de checagem. Este campo define o MTU da interface virtual, os valores possíveis estão entre 1280 até 9000 (JUMBO FRAME); ]:
Parameters
Neste painel são configurados os parâmetros da rede 3G/4G/LTE. Os dados neste painel são dinâmicos, por tanto, antes de configurar estes campos, entre em contato com sua operadora para obter mais informações.
Interface 3G/4G/LTE – Parameters
Abaixo descreveremos a função de cada um dos campos deste painel.
ATENÇÃO: Tendo em vista que os parâmetros são distintos de acordo com o seu provedor de acesso, confirme os dados com o suporte da sua operadora antes de configurá-los neste painel.
- APN Server: Define o nome do servidor;
- APN User: Determina o usuário que será utilizado pelo servidor;
- APN Password: Define a senha do usuário;
- APN Auth Type: Neste campo é determinado o tipo de protocolo de autenticação que será utilizado, podendo ser:
- PAP;
- CHAP;
- MSCHAP.
- PIN: Determina o número PIN que será utilizado pela interface 3G/4G/LTE.
Caso deseje apagar todas as configurações feitas nesta interface, clique em Erase[ ].
Erase[ ] irá apagar todas as configurações da interface. Sob nenhuma hipótese aplique as configurações na fila de comandos [ ] sem antes, configurar a interface. Caso ela não esteja sendo exibida neste painel, acesse a aba "Settings" e clique no botão Update Software Information [ ] para voltar a visualizar a interface e conseguir editá-la.
ATENÇÃO: O botãoPara salvar as alterações clique em Save[ ], caso contrário, clique em Back[ ] para voltar a tela anterior.
Após salvar, será necessário acessar a fila de comandos [ ] e aplicar as alterações efetuadas. Para mais informações a respeito da fila de comandos acesse a página: UTM - Fila de comandos.
Após realizar esses procedimentos a interface terá sido configurada com sucesso.
Para mais informações sobre como configurar uma interface física, acesse esta página.
Para ver os parâmetros de configuração das principais operadoras, acesse esta página.