O Web Filter funciona como uma segunda camada para filtrar a navegação dos usuários. É o responsável pelo filtro de conteúdo e só pode ser utilizado quando as requisições de acesso Web HTTP/HTTPS são repassadas por um servidor Proxy, antes de solicitar os dados ao servidor remoto, ele redireciona algumas informações da requisição (url, usuário e endereço IP do usuário) para o serviço de Web Filter.

Com base nas informações enviadas pelo Proxy HTTP, o serviço de Web Filter procura um filtro por categoria de que se aplica, através das “Políticas de segurança”. Dependendo de como as políticas estão configuradas, o Web Filter responde ao proxy se a requisição foi permitida ou bloqueada.

Neste item podemos gerenciar o recurso através da “Atualização” da base de URLS de categorias, definir a “Mensagem de Bloqueio”, aplicar “Controles de login por domínio para os serviços Google” e ainda habilitar a integração do serviço de busca segura “Safe Search” para os principais buscadores da web, “Google, Yahoo e Bing”.


Para acessar esta tela, basta selecionar a opção “Web Filter”.



Services - Web Filter


A tela abaixo será exibida:


Web Filter


 O UTM por padrão disponibiliza 3 Web Filters:

  • Security Risk;
  • Productivity Loss;
  • Security Ethics.


A tela Web Filter comporta as seguintes abas:


A seguir analisaremos os componentes da aba Profiles.

  • No labels

0 Comments