O “Network File System” é comumente utilizado em compartilhamento de pastas em servidores UNIX. Esse modelo de armazenamento é disponibilizado pelo sistema para as aplicações de “Backup/Restore”
Para adicionar um armazenamento NFS, clique em [
] e configure o formulário especificando os campos “Description”, “IP” e “Directory” do servidor NFS para o armazenamento do recurso de backup/restore.Storage - Add NFS storage
- Description: Nome do armazenamento NFS. Ex.: Backup;
- IP: Selecione o endereço IP do servidor NFS. Este campo apresentará os objetos de IP existentes, portanto é recomendável criar um Objeto de endereço IPv4 único para o storage que será utilizado. Ex.: 172.16.102.53;
- Directory: Diretório de armazenamento no servidor NFS. Ex.: /storage/backup;
- Reading Bytes: Define a velocidade de leitura dos bytes do servidor;
- Writing Bytes: Define a velocidade de escrita dos bytes do servidor;
- Port: Define a porta utilizada pelo servidor;
- Block sizes Bytes: Determina o tamanho dos blocos de armazenamento do NFS;
- Protocol TCP [ ]: Caso esta caixa de checagem seja habilitada, o protocolo TCP será utilizado pelo servidor NFS;
- Disable locking [ ]: Caso esta caixa de checagem estiver habilitada, os arquivos armazenados não poderão ser bloqueados;
- Enable posix [ ]: Ao ativar esta caixa de checagem, este storage será habilitado para ser acessado por sistemas que usem os requerimentos POSIX (Portable Operating System Interface);
- Extra Options: A configuração deste item pode ser definida com base nas configurações e especificações do servidor NFS.
Para mais informações a respeito de como criar um Objeto de IP único, consulte esta
O administrador não conhecendo detalhes da configuração do servidor NFS, pode manter os valores padrões de configuração da interface.
Depois de preencher todos os campos necessários clique em [
] para concluir ou clique em [ ] para fechar a janela sem efetuar nenhuma alteração;Após salvar, para que as configurações entrem em vigor, será necessário acessar a fila de comandos [ ] e aplicar as alterações efetuadas. Para mais informações a respeito da fila de comandos acesse a página: UTM - Fila de comandos.
Clique no botão [
] para atualizar os dados deste painel.