Os objetos do tipo Address são utilizados para identificar hosts (máquinas) ou networks (redes).

Por padrão, o sistema traz alguns objetos pré-cadastrados, por exemplo, os objetos referentes às classes de rede não válidas: “Classe A reservada”, “Classe B reservada”, “Classe C reservada”.

Todos esses objetos estão disponíveis para serem utilizados nos processos de configuração e habilitação dos serviços. Os objetos de endereço de rede são classificados em dois tipos:

  • Unique IP;
  • LISTA (suporte a múltiplos endereços IPs/endereço de rede e Hosts).

Esta definição é aplicada no momento do cadastro do objeto de endereço, que permite sinalizar caso este será único ou não.

O Blockbit UTM permite a definição de três formas de identificação de Address:

  • IP address / Network address: São objetos que identificam máquinas e redes através de seus endereços IP. Ex.: 172.16.102.235 ou 172.16.102.0/24;
  • MAC address: São objetos que identificam as máquinas através dos endereços físicos de suas placas de rede. Ex.: 38:59:F9:1F:4E:16;
  • FQDN address: São objetos que identificam as máquinas através de seu endereço DNS. Ex.: blockbit.com ou www.blockbit.com;


Para acessar a tela, clique na aba “Addresses”:


Aba Addresses


Surgirá a tela “Adresses”. Ela é composta pelas colunas “Select”, “Name”, “Description”, "Type", "Used" e “Actions”. Além disso, no topo da tela está localizada a barra de busca e o menu de ações à direita.


ObjectsAddresses


Base dinâmica

A base de objetos do tipo Address é dinâmica, o que significa que a lista de endereços de servers compreendida pelo objeto é constantemente atualizada pelas bases de dados da Blockbit remotamente.


Explicaremos em detalhes o menu de ações e posteriormente as colunas da aba "Addresses".

  • No labels